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Teste e validação de métodos interativos para rotulação de imagens de plâncton

Processo: 22/15744-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Nina Sumiko Tomita Hirata
Beneficiário:Paula Keshia Rosa Silva
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/24167-5 - World Wide Web of Plankton Image Curation (www.pic), AP.R
Assunto(s):Aprendizado computacional   Análise de imagens   Classificação de imagens   Interação usuário-computador   Táxons   Plâncton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de imagens | Aprendizado de Máquina | Classificação de Imagens | Imagens de plâncton | Interação de usuário | Imagens de plâncton

Resumo

O bolsista irá desenvolver atividades relacionadas ao teste e validação de uma ferramenta interativa que está sendo desenvolvida no escopo do projeto ao qual essa bolsa está vinculada. Especificamente, a ferramenta permite a visualização de um lote de imagens capturadas por um equipamento in situ que são projetadas em um mapa bidimensional de pontos com o qual o usuário pode interagir. O usuário poderá realizar a seleção de um subconjunto de pontos, e visualizar as imagens originais correspondentes aos pontos selecionados. Rótulos podem ser atribuídos a essas imagens, bem como rótulos já atribuídos podem ser editados. Um detalhe importante nesse processo são os métodos que estão por trás da projeção calculada. Tais métodos fazem com que imagens similares sejam projetadas próximas umas às outras. Desta forma, quando se seleciona uma região na projeção, as imagens tendem a ser de uma mesma espécie de plâncton. Nesse contexto, o bolsista estará envolvido em tarefas que requerem conhecimento sobre plâncton em geral (em atividades tais como uniformizar a nomenclatura das classes de um dataset para outro, verificar se espécies de classes similares estão de fato se agrupando, definir quais classes são relevantes sob o ponto de vista biológico ou do ecossistema em estudo). Esse conhecimento será importante para avaliar e melhorar a qualidade das projeções e da ferramenta. Como resultados esperados, o bolsista contribuirá para gerar validações das imagens obtidas nas projeções e, a partir delas, produzir planilhas contendo os dados de contagem dos organismos planctônicos separados por táxons. Estes dados serão aplicados em produtos científicos do projeto WWW.PIC. (AU)

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