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Aplicação de processamento de linguagem natural e mineração de dados para compra e venda de serviços TI

Processo: 22/14666-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Didier Augusto Vega Oliveros
Beneficiário:Carlos Henrique Tarjano Santos
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Vinculado ao auxílio:22/04248-6 - Match<IT>: uma plataforma inteligente B2B para oferta e seleção de fornecedores de tecnologias, AP.PIPE
Assunto(s):Aprendizado computacional   Mineração de texto   Processamento de linguagem natural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Mineração de Textos | Plataforma B2B - Business to Business | Processamento de Linguagem Natural | Recomendações especializadas | Sistemas inteligentes de recomendação | Sistemas inteligentes, Aprendizado de máquina, Processamento de linguagem natural

Resumo

Grande parte dos textos disponíveis em redes sociais, reviews, chats, etc., são caros para analisar, entender e classificar. Técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) auxiliam as empresas no entendimento de textos não-estruturados. O PLN auxilia na compreensão de texto da mesma forma que os humanos fazem. Ele tem sido utilizado em conjunto com técnicas de Aprendizado de Máquina para realizar diversas tarefas, como Classificação de Texto, Sumarização, Tradução Automática, Análise de Sentimentos, entre outras. A análise de sentimentos trata-se da aplicação de algoritmos que visam entender uma opinião sobre um determinado assunto a partir da linguagem escrita ou falada. Ela é um campo dentro do Processamento de Linguagem Natural (PLN) que constrói sistemas que identificam e extraem opiniões dentro de textos. Pode identificar o assunto que está sendo discutido, a polaridade do texto, se tem uma opinião positiva ou negativa, por exemplo. Este projeto visa desenvolver técnicas de processamento de linguagem natural para processar dados não estruturados de avaliações de clientes e usuários. As contribuições são o desenvolvimento de algoritmos para mineração de textos como sumarização, análise de sentimento e classificação que ajudem a recuperar informações relevantes e auxiliem ajustar as estratégias de marketing, recomendações e inteligência de negócio. Dadas as avaliações dos clientes, visa determinar o nível de assertividade dos provedores de serviços e oportunidades. Além do desenvolvimento de algoritmos para processamento da língua portuguesa, os quais são mais escassos.

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