Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação das técnicas cirúrgicas na forma clássica da doença de Hirschsprung em relação ao prognóstico funcional a longo prazo e qualidade de vida.

Processo: 22/14170-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourencao
Beneficiário:José Rodrigues de Castro Neto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia pediátrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Técnicas cirúrgicas e doença de Hirschsprung | Cirurgia Pediátrica

Resumo

A Doença de Hirschsprung é uma doença típica da faixa etária pediátrica, expressa clinicamente por obstrução intestinal no período neonatal ou constipação intestinal grave na infância. Trata-se de uma malformação congênita do sistema nervoso entérico, caracterizada pela ausência de células ganglionares nos plexos submucosos e mioentéricos do intestino distal, que resulta em um segmento aperistáltico, espástico e constitui um verdadeiro obstáculo ao trânsito intestinal. O tratamento da doença Hirschsprung é cirúrgico. As técnicas utilizadas têm como princípios a remoção do segmento aganglionar e a reconstrução do trânsito intestinal, trazendo o segmento ganglionar até o ânus, com preservação da função esfincteriana. A carência de ensaios clínicos randomizados em cirurgia pediátrica deve-se principalmente à raridade das patologias congênitas estudadas e aos obstáculos éticos para aprovação de pesquisas de intervenção em crianças. Este cenário é reproduzido em relação à patologia. Esse estudo tem como objetivo analisar e comparar todas as técnicas cirúrgicas nas formas clássicas da doença de Hirschsprung em relação ao prognóstico funcional a longo prazo (p. ex. hábito intestinal, constipação e incontinência fecal) e qualidade de vida. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com metodologia propostas pela Cochrane Handbook e as recomendações da declaração PRISMA. Após a conclusão do estudo esperamos obter resposta que nos permitam analisar e relatar de forma apropriada a melhor técnica clássica cirúrgica indicada para tratamento das formas clássicas da doença de Hirschsprung. Permitindo comparações à nível de evidência cientifica, comparando à aplicabilidade clínica no prognóstico a longo prazo dessespacientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)