Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades físico-químicas e profundidade de penetração de infiltrante experimental contendo óxido de grafeno (GO).

Processo: 22/15280-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Giselle Maria Marchi
Beneficiário:Ana Laura Almeida Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Nanopartículas   Resinas compostas   Dentística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie | nanopartícula | resina composta | Dentística

Resumo

O objetivo do trabalho será avaliar a influência da adição de óxido de grafeno na concentração de 0,5%wt em infiltrantes experimentais nas propriedades de grau de conversão (GC), sorção (So) e solubilidade (Sol), módulo de elasticidade e resistência à flexão e a profundidade de penetração em comparação com o controle comercial e o controle experimental. A avaliação do GC (n=5) será realizada com o uso da espectroscopia de infravermelho com transformador Fourier, sendo avaliada antes e após a fotoativação do material. A So e Sol (n=10) se dará através da execução de dissecções nas amostras, pesagens e armazenamento em água destilada, durante 7 dias, e pesadas novamente até que se obtenha uma massa constante. O módulo de elasticidade e resistência à flexão (n=10) serão avaliados pelo método dos três pontos. E para a avaliação da profundidade de penetração (n=3), serão obtidas amostras a partir de dente bovino, serão induzidas lesões de mancha branca a partir de uma solução desmineralizante durante 32h;, depois serão tratadas de acordo com cada grupo e, então, avaliadas pelo Microscópico Confocal de Varredura a Laser (MCVL). Os dados serão tabulados e analisados primeiramente por homogeneidade para determinação do uso de testes paramétricos ou não paramétricos, e o nível de significância utilizado será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)