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Desenvolvimento de um agente conversacional para guiar usuários finais em reabilitação de transtornos por uso de substâncias no design de jogos digitais com intenção terapêutica

Processo: 22/15468-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Vânia Paula de Almeida Neris
Beneficiário:Vinícius Matheus Romualdo Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):24/01629-4 - ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, AR.EXT
Assunto(s):Design   Interface usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agente conversacional | Design | Interação Humano-Computador | Jogos Digitais terapêuticos | população vulnerável | transtornos por uso de substâncias | Interação Humano-Computador

Resumo

Transtornos por uso de substâncias (SUDs) causam mais de 500 mil mortes por ano no mundo todo. Profissionais da computação e da saúde têm investigado soluções de tecnologia para apoiar o processo de reabilitação de pessoas com SUDs. Entre esses sistemas estão os jogos digitais terapêuticos, que possuem potencial de engajar os pacientes no processo terapêutico. O design e desenvolvimento de jogos no domínio de SUDs necessita de uma equipe multidisciplinar, sendo que também é desejada a participação dos usuários finais, pacientes e cuidadores. No entanto, para escalar o desenvolvimento e uso desses jogos, ainda é necessário investigar como fomentar a autonomia desses usuários finais para que eles possam criar e implementar os jogos sem a necessidade da presença física de profissionais da computação. Sendo assim, este projeto de iniciação científica e tecnológica tem como objetivo a implementação de um agente conversacional para guiar usuários finais em um processo de design de jogos digitais com intenção terapêutica. A pesquisa seguirá o método do Design Science Research (DSR).

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