Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação proteômica da osseointegração de implantes com superfície hidrofílica em ratos com comprometimento sistêmico envolvendo a diabetes e o fumo.

Processo: 22/11630-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Beneficiário:Karoline Bernardes do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Implantes dentários   Nicotina   Ósseointegração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes mellitus | implantes dentários | nicotina | osseointegração | Periodontia

Resumo

O uso de implantes para a substituição de dentes perdidos e para devolver qualidade de vida aos pacientes é cada vez mais comum no dia a dia clínico, logo para se obter sucesso nesse tratamento devemos considerar entre muitos outros fatores o processo de osseointegração dos implantes e a condição sistêmica dos pacientes. Estudos nos mostram ao longo dos anos que ao modificarmos a superfície do implante podendo ser quimicamente ou fisicamente podemos melhorar a osseointegração, porém alguns mecanismos de como essa osseointegração é diferente em níveis moleculares de acordo com essas modificações superficiais ainda precisam ser melhor elucidados. Também é sabido pela literatura que pacientes fumantes e com diabetes podem ter alterações na cicatrização tecidual o que pode gerar problemas para reabilitação com implantes nessas condições. Dessa forma o objetivo desse estudo experimental randomizado em animais é analisar os mecanismos moleculares envolvidos na osseointegração de implantes com superfícies hidrofílicas em animais com comprometimento sistêmico, dando enfoque na diabetes e no fumo. Serão usadas amostras previamente coletadas de 48 ratos Holtzman. Foram instalados implantes com superfícies hidrofílicas na tíbia dos animais. Foram divididos aleatoriamente em 3 grupos com 16 animais cada e avaliados em 2 períodos experimentais de 15 e 45 dias. Todos receberam o implante com o mesmo tipo de tratamento superficial e o que difere os grupos é sua condição sistêmica como a diabetes e o fumo. As amostras previamente coletadas passarão por expressão proteica por espectrometria de massas, onde serão obtidos os dados das proteínas expressas encontradas nessas amostras. As proteínas serão identificadas usando a base de dados STRING e KEGG e tendo como objetivo buscar proteínas que sinalizam a formação óssea. A análise estatística será feita, em caso de normalidade, os testes paramétricos de ANOVA e complementado com teste de Turkey e em caso contrário, o teste não paramétrico de Kruskall-Wallis e complementado pelo teste de Dunn.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)