Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina

Processo: 23/02862-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Maria Gabriela Carneiro Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino em Saúde | Ensino em saúde

Resumo

A avaliação na medicina vem se tornando cada vez mais complexa, principalmente com aimplementação do ensino baseado em competências ao redor do mundo e no Brasil, especialmente,após a mudança nas Diretrizes Nacionais curriculares, com a inclusão do ensino de competências. Oaumento da complexidade da avaliação ocorre em paralelo ao reconhecimento da necessidade de seaferir não só o conhecimento teórico do estudante adquirido durante o curso, mas também suascompetências, habilidades e comportamento profissional. Para responder a esta demanda, nosúltimos anos, as pesquisas em avaliação médica vêm focando na criação de novos métodos deavaliação, assim como na sua aplicabilidade. Esses novos métodos levam em consideração oimpacto da avaliação na aprendizagem do aluno, sendo que a título exemplificativo pode-se citar ainclusão do feedback como parte do processo de avaliação. Ademais, os métodos acima citadosvisam, ainda, possibilitar a formação de médicos competentes que além de cuidarem de seuspacientes, serão capazes de contribuir para o funcionamento do sistema de saúde em que estãoinsertos. De forma mais direta, a avaliação impacta o comportamento do aluno enquanto discente,norteando-o sobre o que, como, quando e com que frequência estudará. Portanto, constata-se que aavaliação tem papel primordial na aprendizagem dos alunos. Para investigar como a avaliaçãoinfluência a aprendizagem dos alunos de medicina, serão propostos 3 subprojetos. O primeirosubprojeto visa otimizar a avaliação de conhecimentos por meio da investigação dos processoscognitivos. O segundo subprojeto visa investigar o efeito do espaçamento e da testagem, assim comoa combinação de ambos os efeitos, na aprendizagem dos alunos. O terceiro subprojeto, investigaráas propriedades psicométricas de uma avaliação 360 graus na disciplina de Emergência Médica.Com esses subprojetos espera-se uma melhor compreensão do impacto da avaliação naaprendizagem do aluno de medicina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)