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O impacto do fechamento das escolas no futuro de estudantes do Ensino Médio público: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Processo: 22/15768-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Vera Lucia Trevisan de Souza
Beneficiário:Esther Rocha Serralvo
Instituição Sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Pandemias   Psicologia escolar   Psicologia cultural-histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Pandemia | psicologia escolar | Psicologia Histórico-Cultural | Psicologia escolar/educacional

Resumo

Esta pesquisa compõe o conjunto de investigações do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas [PROSPED], da linha "intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano", do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Vincula-se ao projeto-mãe do grupo, intitulado: A pesquisa-intervenção na transformação da escola: práticas colaborativas e coletivas em Psicologia. Adota como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Lev Semionovitch Vigotski; e seus estudiosos que aprofundam a compreensão dos conceitos de imaginação, emoção e pensamento como Funções Psicológicas Superiores que assumem proeminência na adolescência. Este estudo objetiva investigar e analisar as percepções dos alunos do Ensino Médio público em relação ao seu futuro após o período de fechamento das escolas e no retorno às aulas presenciais. Participarão da pesquisa estudantes do Ensino Médio, do 1°, 2° e 3° anos, de uma escola pública estadual localizada na periferia de Campinas, SP. Espera-se, como resultados, promover reflexões com os estudantes sobre suas vidas e possíveis formas de superação de suas dificuldades; contribuir para a compreensão científica dos impactos da pandemia sobre os estudantes brasileiros inseridos no Ensino Médio público; refletir com os educadores sobre ações que possam mitigar as perdas de aprendizagem dos estudantes e promover seu desenvolvimento; e colaborar com a prática de psicólogos escolares na elaboração de intervenções que criem mais fatores de proteção, ajuda e fortalecimento dos alunos além de oferecer suporte teórico para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação da população jovem no Brasil.

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