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Desempenho de Máquinas Agrícolas utilizando Biocombustíveis Avançados

Processo: 23/03121-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Barbara Janet Teruel Mederos
Beneficiário:Fernando Daniel Finger
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Bioenergia   Consumo de combustível   Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioenergia | Consumo de combustível | impactos ambientais | motores de combustão | Potência do motor | Agricultura Digital de Precisão

Resumo

A introdução de combustíveis que possibilitem menor emissão de poluentes, maior eficiência energética e origem renovável, em substituição aos combustíveis fósseis, tem sido um esforço intenso das comunidades tecnológica e científica, internacionalmente. No âmbito das tecnologias de motores por ignição por compressão, forma de propulsão predominante em tratores e máquinas agrícolas, o uso de biodiesel de base éster, já é uma realidade, com percentual de 10% de adição no diesel comercial brasileiro. Mas essa não é a única alternativa de descarbonização para este tipo de propulsão. O diesel verde ou Hydrotreated Vegetable Oil - HVO, o gás metano (CH4) e o dimetil éter (DME) constituem alternativas promissoras. Os objetivos a ser atingidos são: Definir as oportunidades e desafios com o uso de diesel verde ou Hydrotreated Vegetable Oil - HVO, o gás metano (CH4) e o Dimetil Éter (DME) em motores de ignição por compressão aplicados à tratores e máquinas agrícolas, delimitando as situações ideias para seu emprego. * Comparar o custo total de utilização (TCO - Total Cost of Ownership) dos combustíveis; * Desafios tecnológicos do emprego de cada combustível; * Benefícios ambientais com o emprego dos biocombustíveis avançados

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