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Merleau-Ponty leitor de Proust: Um estudo da relação entre filosofia e literatura a partir dos cursos Le Problme de la parole (1953-1954) e L'institution, la passivité (1954-1955)

Processo: 23/03706-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Silvana de Souza Ramos
Beneficiário:Iracy Ferreira dos Santos Júnior
Supervisor: Emmanuel de Saint Aubert
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Normale Supérieure, Paris (ENS), França  
Vinculado à bolsa:21/06235-6 - Ontologia, metáfora e literatura moderna em Merleau-Ponty, BP.DR
Assunto(s):Linguagem   Literatura moderna   Maurice Merleau-Ponty
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia | Linguagem | literatura moderna | Merleau-Ponty | Proust | Filosofia Francesa Contemporânea

Resumo

Este projeto de estágio no exterior (BEPE) terá duração de 12 meses e será realizado na École Normale Supérieure (ENS), sob a supervisão do professor e diretor de pesquisa Emmanuel de Saint Aubert. Propomos investigar a relação entre a literatura moderna de Proust e a filosofia de Merleau-Ponty a partir da análise dos cursos que este ministrou no Collège de France: Le Problème de la parole, publicado em 2020, e L'Institution, la passivité, publicado em 1996. A obra literária de Proust é uma referência constante para Merleau-Ponty e fomenta reflexões sobre a linguagem literária, os paradoxos da literatura moderna, o problema da palavra e da instituição, assim como da passagem do mundo sensível ao mundo da expressão. Essas reflexões colaboram para investigar sobre a função do escritor e do filósofo e o empiètement entre a filosofia e a não-filosofia. A análise sistemática desses cursos e o acesso aos arquivos inéditos de Merleau-Ponty na BnF são indispensáveis para o bom êxito da nossa pesquisa. Esses cursos nos permitirão atualizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, consultar textos originais, acarretando ganhos acadêmicos para os estudos contemporâneos sobre a literatura e seus paradoxos, a linguagem e a instituição do sentido no pensamento de Merleau-Ponty. Além disso, pretendemos participar de eventos acadêmicos, seminários e cursos e escrever artigos e capítulos da tese. Portanto, esse estágio se justifica porque o contato com pesquisadores de diversos lugares favorece um maior intercâmbio de saberes com membros do grupo de estudos na Universidade de São Paulo e, consequentemente, um aprofundamento das teses sobre a relação entre filosofia de Merleau-Ponty e a literatura de Proust. (AU)

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