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Desenvolvimento de minigames como recursos terapêuticos para pessoas com baixa visão

Processo: 23/05661-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Cormedi
Beneficiário:Douglas Pedroso Pescuma
CNAE: Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:22/13880-8 - Visão para aprender: recursos terapêuticos digitais para potencializar habilidades visuais, AP.PIPE
Assunto(s):Baixa visão   Leitura e escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixa visão | leitura e escrita | minigame | processamento visual | Recursos Terapêuticos | Plataforma para recursos terapêuticos digitais

Resumo

Segundo dados de 2019, existem 7 milhões de pessoas no Brasil com algum grau de deficiência visual permanente, sendo 90% dessa parcela da população de indivíduos com baixa visão. Em uma outra perspectiva, para cada pessoa cega existem em média 3,4 pessoas com baixa visão. Publicações internacionais sobre deficiência visual cerebral afirmam que 40% do cérebro está envolvido no processamento visual e que lesões cerebrais ocasionam dificuldades importantes no desenvolvimento, na linguagem, na comunicação e na aprendizagem. A fonoaudiologia é uma das áreas da saúde que apoia no tratamento de pessoas com baixa visão, porém possui poucos recursos terapêuticos digitais para tratar seus pacientes, havendo uma evidente demanda frente ao momento atual da sociedade e o comportamento das pessoas frente às novas tecnologias. Neste contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver recursos terapêuticos, em formato digital, para potencializar habilidades de processamento visual, por meio de plataforma web a ser utilizada por profissionais de fonoaudiologia, na avaliação e intervenção junto às pessoas com dificuldades visuais. Os recursos terapêuticos serão desenvolvidos em formatos de minigames, utilizando a abordagem didática de Desenho Universal para a Aprendizagem. Ao final deste projeto, espera-se ter 20 recursos terapêuticos digitais disponibilizados em uma plataforma web para validação junto ao mercado, sendo 12 novos e 8 aprimorados que já foram prototipados anteriormente pela empresa. Após a realização das validações de mercado, espera-se evoluir o nível de maturidade tecnológica da solução de TRL 2 para o TRL4.

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