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Dispositivos WBG em conversores de potência: circuito de comando inteligente e aspectos de Compatibilidade Eletromagnética

Processo: 23/05240-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:João José Ferreira Evangelista Filho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Compatibilidade eletromagnética   Eletrônica de potência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compatibilidade eletromagnética | eletrônica de potência | SiC | Wbg | Eletrônica de Potência

Resumo

O desenvolvimento dos conversores eletrônicos de potência para propulsão da aeronave eletrificada, bem como para os barramentos de distribuição de alta tensão (~2kV) terão foco em topologias usando dispositivos WBG. Tais dispositivos, devido à sua capacidade de comutação rápida (alto dv/dt e di/dt) impõem novos desafios em relação ao efeito das indutâncias e capacitâncias parasitárias presentes no circuito, incluindo o conversor de potência, a carga e as conexões. Por exemplo, cabos de conexão curtos devem ser considerados como uma linha de transmissão devido à etapa de tensão muito rápida aplicada pelos dispositivos de energia. O objetivo geral é estudar as consequências do alto dv/dt e di/dt produzido pelo WBG. Esses impactos considerarão os efeitos nocivos sobre os cabos de carga e conexão e serão minimizados com o desenvolvimento de sistemas de comando adequados. As soluções de mitigação, nomeadamente os drivers inteligentes, serão estudadas, desenvolvidas e aplicadas num protótipo.

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