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Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação em escolas públicas de Guarulhos

Processo: 23/03365-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Marian Ávila de Lima e Dias
Beneficiário:Maria Isabel Nunes de Jesus
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06831-0 - Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública em escolas de Guarulhos, AP.EP
Assunto(s):Bullying   Discriminação   Educação inclusiva   Violência escolar   Escola pública   Guarulhos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | discriminação | educação inclusiva | Violência escolar | Violência escolar

Resumo

Diversas formas de violência entre pares têm afetado a formação e o aprendizado dos estudantes nas escolas e forma significativa no país e mesmo ao redor do mundo. Este projeto tem como objetivo o entendimento e o combate ao bullying e à discriminação ocorridos na escola tendo como hipótese que quanto maior a adesão da escola à proposta de inclusão escolar bem como o estabelecimento de relações com as autoridades de forma a que elas sejam respeitadas, é uma possibilidade, dentre outros fatores, de diminuir aquelas formas de violência. O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em duas escolas públicas no município de Guarulhos, São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying a discriminação. Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que desenvolvam a convivência social sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e da discriminação, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento das atividades, que visam verificar o grau de inclusão escolar, o bullying e a discriminação existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar uma mesma sala de aula em cada uma das escolas ao longo desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si. Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2- Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e discriminação. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos (já desenvolvidos e testados em pesquisas anteriores) aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e da discriminação, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas. (AU)

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