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Gêmeos digitais para franquias: treinamento, gestão e tomadas de decisões

Processo: 23/08042-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Eduardo Ferreira Franco
Beneficiário:Eduardo Ferreira Franco
Empresa:Nextgoal Treinamento Profissional Ltda
CNAE: Atividades de consultoria em gestão empresarial
Atividades de apoio à educação
Vinculado ao auxílio:22/13371-6 - Gêmeos digitais para franquias: treinamento, gestão e tomadas de decisões, AP.PIPE
Assunto(s):Organização e administração   Sistemas de informação   Tomada de decisão   Treinamento   Franquia comercial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gêmeo Digital | gestão | Sistemas de Informação | Tomada de Decisão | Treinamento | Sistemas de Informação / Gêmeos Digitais

Resumo

O Objetivo Principal é desenvolver um Gêmeo Digital (GD) para ser usado pelo franqueado em três momentos: (i) Fase de implantação/treinamento; (ii) Monitoramento e gestão do negócio; (iii) Simulação de cenários para tomada de decisão. Justificativa O desafio técnico-científico está na necessidade de criar um GD capaz de representar a complexidade do negócio, mas também a complexidade do ambiente (setor do mercado, sazonalidades de consumo, etc.), permitindo que a interação do usuário com a solução gere dados, informações e conhecimento por meio de experimentações, permitindo a tomada de decisões. Utilizaremos a abordagem de Dinâmica de Sistemas para a modelagem e desenvolvimento. A Dinâmica de Sistemas já se demonstrou útil no desenvolvimento de GDs, como visto em Sánchez et al. (2020) e Gejo-García et al. (2022), ambos em manufatura. Entretanto, assim como Wache e Dinter (2020), entendemos que o GD pode ser também considerado no contexto de gestão/estratégia, integrando-se com sucesso à rotina organizacional, e influenciando-a. Utilizaremos, como metodologia, o Processo de Modelagem proposto por Sterman (2000), composto por cinco passos: (1) Articulação do problema; (2) Formulação da hipótese dinâmica; (3) Formulação do modelo; (4) Teste; (5) Formulação e avaliação de políticas. O processo é iterativo, as iterações podem ocorrer entre quaisquer passos, ou seja, o próprio processo retroalimenta seus passos com novos conhecimentos, o que pode alterar o entendimento sobre o problema, a hipótese, ou a formulação do modelo (STERMAN, 2000). Resultados O principal resultado esperado é um protótipo do GD. A estratégia dentro do Processo de Modelagem é rodar uma aplicação piloto, aplicando o protótipo na fase de treinamento. Com essa aplicação poderemos testar o GD com relação ao comportamento histórico e à correspondência das variáveis aos seus respectivos significados no mundo real. Bem como entender mais sobre a utilidade das recomendações consideradas no modelo, já que estaremos em contato direto com um potencial cliente. Impactos A estratégia de entrada no setor é pelo lado do franqueador, pois: O franqueador deve oferecer apoio aos franqueados; É também o franqueador quem toma decisões sobre treinamentos e sistemas de gestão; E, pensando como NextGoal, vemos grande potencial de escalabilidade do produto, pois uma rede de franquias tem várias unidades, e acessando uma rede escala-se rapidamente para outras unidades. Considerando o ponto de vista do usuário (franqueado/franqueador), o uso do GD é capaz de trazer benefícios em diferentes aspectos: Financeiros (exemplo: melhorar a gestão do fluxo de caixa); Mercadológicos (exemplo: apoiar em pesquisa de mercado); Comerciais/operacionais (exemplo: mais acesso a informações gerenciais); e Aspectos da franquia (exemplo: meio para o treinamento do franqueado). Por fim, as condições do mercado de franquias são bastante atrativas. O setor estava em franco crescimento antes da pandemia de COVID-19, com crescimento de 6,8% no volume de faturamento em 2019, superando R$ 186 bilhões (ABF, 2020). Depois de queda nos números com a crise da COVID-19, o setor recuperou-se rapidamente, crescendo em faturamento nos últimos 5 trimestres (até o 2º trimestre de 2022), com 16,8% de crescimento apenas no segundo trimestre deste ano (ABF, 2022a). (AU)

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