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Diferença entre carga cognitiva do teste computadorizado adaptativo e a carga cognitiva do teste tradicional

Processo: 23/05552-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Julia Beatriz Aliscantes Silva Brito
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Assunto(s):Avaliação da educação   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | Educação Médica | teste adaptativo computadorizado | Educação Médica

Resumo

O desenvolvimento do conhecimento médico envolve o processamento de informações em conceitos encapsulados, que possam ser utilizados na prática clínica. Um dos desafios que vêm sendo enfrentado nesse processo de aprendizado na educação médica é a sobrecarga cognitiva dos estudantes. Tendo esse problema em vista, a utilização de testes computadorizados, principalmente o teste computadorizado adaptativo (CAT), têm sido testada e aplicada como uma das formas de maximizar a eficiência do ensino em comparação aos testes tradicionais, uma vez que ela favorecer a aprendizagem no sentido de modulação da carga cognitiva, o que ajuda a diminuir o nível de cansaço do estudante e os recursos cognitivos necessários para executar a tarefa. Como resultado, aumenta-se a chance de aquisição de conhecimento. Sendo assim, o objetivo deste projeto é analisar se a utilização do CAT diminui a carga cognitiva quando comparado ao teste tradicional, por meio da investigação dos processos cognitivos envolvidos.

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