Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da Antropometria facial em crianças com e sem fissura labiopalatina.

Processo: 22/12552-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thais Marchini de Oliveira Valarelli
Beneficiário:Yana Cosendey Toledo de Mello Peixoto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Face   Fenda labial   Fissura palatina   Fotogrametria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Face | Fenda Labial | Fissura palatina | Fotogrametria | Imageamento Tridimensional | Odontopediatria

Resumo

O propósito deste estudo é analisar um método de digitalização tridimensional da face de crianças por meio da estereofotogrametria portátil e realizar uma avaliação transversal da antropometria da face de crianças com e sem fissura labiopalatina. A amostra será composta por 60 crianças com e sem fissura labiopalatina, com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade e dentição decídua completa. As crianças serão divididas em 2 grupos: Grupo 1 (G1) - crianças com fissura labiopalatina; e Grupo 2 (G2) - crianças sem fissura labiopalatinas. Antes das aquisições das imagens da face serão feitos 16 pontos de referência anatômicos no participante para que 11 medidas lineares sejam quantificadas. A aquisição da imagem 3D da superfície facial será por meio do equipamento de estereofotogrametria. A primeira etapa da análise das medidas lineares, será executada logo após a captura das imagens por meio de um paquímetro digital. O operador previamente treinado e calibrado fará a quantificação das medidas lineares diretamente sobre a face do participante. A segunda etapa das antropometrias, o examinador avaliará as medidas lineares na imagem 3D por meio do software do sistema de estereofotogrametria. Para avaliação das metodologias serão quantificados a Média da Diferença Absoluta e o Erro Relativo Percentual. O teste de Bland-Altman e o Teste T pareado também serão aplicados para analisar a concordância entre os métodos. Teste T independente será utilizado para verificar os resultados intergrupos. Os dados serão apresentados em média e desvio padrão. Testes não-paramétricos poderão ser aplicados se necessários. Será adotado nível de significância de 5% para que as diferenças sejam consideradas estatisticamente significativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Yana Cosendey Toledo de Mello. Avaliação da antropometria facial em crianças com e sem fissura labiopalatina. 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.