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Ordem natural no único argumento possível e no apêndice à dialética transcendental de Kant

Processo: 23/05016-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Garrido Pimenta
Beneficiário:Giovanni Sarto
Supervisor: Konstantin Pollok
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), Alemanha  
Vinculado à bolsa:21/12675-9 - Ordem e Contingência em Kant: da cosmologia ao homem como fim supremo, BP.MS
Assunto(s):Contingência   Filosofia moderna   Dialética   Kantismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contingência | Ordem natural | possibilidade | Sistema | Totalidade | Vontade divina | Filosofia Moderna

Resumo

O objetivo do presente projeto é traçar as relações entre ordem e contingência entre o Único Argumento Possível (1763) e a Crítica da Razão Pura (1781). Seu início se dá com uma tentativa de responder a seguinte questão: como Kant justifica a ordem natural num mundo que ele compreende como contingente? À primeira vista, no texto de 1763, o recurso à vontade divina parece ser fundamental para lidar com essa questão. Desejamos compreender como a resposta de Kant a esse problema mudará gradualmente a partir de seus próprios desenvolvimentos filosóficos e em relação aos pensamentos de filósofos dogmáticos, em particular Leibniz. Constatando entre os textos um gradual desaparecimento do subterfúgio à vontade divina, perguntamo-nos se, quanto a esse respeito, o objetivo da primeira crítica seria meramente substituir a influência divina na ordem natural pelo influxo da razão humana. Ainda que seja possível sustentar uma tese nesse sentido, nossa hipótese inicial é que uma compreensão mais adequada requer uma investigação detalhada do que está contido no Apêndice à Dialética Transcendental. (AU)

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