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Otimização de Máquinas Elétricas de Relutância Variável pelo Método da Otimização Topológica

Processo: 23/09304-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Acordo de Cooperação: BG E&P Brasil (Grupo Shell)
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Bruno Henrique Fiorindo Paschoal
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa:Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP)
Vinculado ao auxílio:20/15230-5 - Centro de Pesquisa e Inovação de Gases de Efeito Estufa - RCG2I, AP.PCPE
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Motores elétricos   Otimização topológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Método dos Elementos Finitos | Motores Elétricos | otimização topológica | Otimização Computacional Topológica

Resumo

Este trabalho se insere no escopo de pesquisa da Otimização Topológica Multifísica. A otimização topológica é capaz de otimizar a distribuição espacial do material de uma estrutura em um domínio, maximizando algum aspecto desejado. No caso deste trabalho, o foco da otimização é a maximização da força eletromagnética do motor elétrico em questão por meio da alteração de sua geometria . Atualmente, há uma grande preocupação em relação à viabilidade e à eficiência energética de motores elétricos em certas aplicações. Nesse sentido, busca-se, através da aplicação da otimização topológica, uma melhora na relação peso-potência e na eficiência energética de motores elétricos de relutância variável mediante a minimização do peso de componentes no motor mantendo a mesma ou aumentando a magnitude da força eletromagnética. Isto será realizado utilizando-se as equações diferenciais de Maxwell. O objetivo deste trabalho é implementar, através da plataforma FEniCS, juntamente às bibliotecas Dolfin-Adjoint e IPOPT, um algoritmo capaz de utilizar a otimização topológica para obter arquiteturas do motor que carreguem consigo as melhorias citadas acima . Este estudo será fundamentado no Método dos Elementos Finitos para a implementação de soluções numéricas. O aluno, que possui conhecimentos prévios relacionados a modelagem e simulação com o FEniCS, irá realizar este projeto seguindo os passos estabelecidos no Plano de Trabalho, no tempo estimado do Cronograma. (AU)

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