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Percepção do usuário sobre serviços de diagnóstico por imagem em domicílio: implicações para o design centrado em pacientes, médicos e empresas

Processo: 23/05218-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Costa Castro
Beneficiário:Lorena Jorge Lorenzi
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Acesso aos serviços de saúde   Assistência domiciliar   Diagnóstico por imagem   Serviços de diagnóstico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso aos serviços de saúde | assistencia domiciliar | diagnóstico por imagem | Serviços de Diagnóstico | Desenho de serviços de e-health

Resumo

Apesar do aumento no uso e na percepção do potencial do diagnóstico de imagem em domicílio para auxiliar no planejamento do cuidado em saúde, ainda é uma lacuna identificar características desse serviço e percepções de usuários finais. Esclarecer esses conceitos de design pode auxiliar empresas em seu desenvolvimento e aprimoramento e fornecer evidências científicas para a implementação desses serviços na saúde pública e privada, facilitando o acesso a eles. Objetivo: Identificar características de funcionamento de um serviço de diagnóstico de imagem/gráfico móvel, bem como percepções dos usuários a fim de traçar diretrizes de design para esses serviços em domicílio. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Será realizada a caracterização de uma empresa que realiza diagnósticos em domicílio, verificando dados de recursos humanos, equipamentos, confiabilidade de exames, deslocamento, tempo de execução e perfil dos clientes. Além disso, será verificado um banco de dados da empresa sobre satisfação de clientes com atendimentos realizados e serão realizadas ligações telefônicas para usuários finais (médicos, empresas e clientes) para verificar pontos positivos e negativos nesse tipo de serviço móvel, confiabilidade do exame, receio dele ser em domicílio, razão de ter escolhido e sugestões de mudanças. Será realizada análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos qualitativos. Resultados esperados: Esperamos propor um conceito de design após mapear e avaliar características de funcionamento da empresa e satisfação e percepções de usuários, tendo impacto e relevância científica, no preenchimento dessa lacuna, e clínica e social, pois permitirá o aprimoramento de políticas públicas acerca desse serviço em domicílio. (AU)

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