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A práxis experiencial da meditação e da relação com o outro no Budismo Tibetano e no Budismo Zen: por uma ciência da religião Budista

Processo: 23/05629-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Teologia
Pesquisador responsável:Eduardo Rodrigues da Cruz
Beneficiário:Mariana de Campos Bardelli
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Religiões orientais   Budismo   Meditação   Empatia   Fenomenologia   Filosofia da mente   Atenção plena   Neurociências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:budismo | budismo tibetano | budismo zen | compaixão | empatia | fenomenologia | filosofia da mente | meditação | mindfulness | neurociência | Religiões orientais

Resumo

Pretende-se investigar o papel da prática da meditação e da interação com o outro no budismo Mahayana. A filosofia budista tem base nos textos antigos, mas a interpretação e a forma que esses textos ganharam nas diferentes correntes budistas moldaram a práxis que encontramos atualmente nos mosteiros e nos centros das diferentes tradições. Ao viajar pela Asia, os ensinamentos de Shakyamuni Buddha se misturaram a elementos culturais que determinaram a ênfase dada à prática. Assim, ao contrário do que comumente se pensa, a ênfase dada à prática da meditação não é uma unanimidade, e a interpretação dos textos é muitas vezes não consensual. Este trabalho visa assim chamar a atenção para essa pluralidade de interpretações e práticas dentro da religião budista. Assim poderemos nos atentar para diferenças nas técnicas usadas em cada uma dessas escolas e, consequentemente, o papel específico que a meditação sentada exerce no processo espiritual de liberação ou de iluminação tal como concebido em cada um dos casos. Segundo ponto, com o aparecimento da tradição Mahayana - que implicou uma certa reforma do budismo tradicional (Theravada) -, a dimensão ética ganhou grande importância e a figura do bodisatva se tornou central: fazer os votos como bodisatva significa reconhecer o primado do outro e a necessidade de desenvolver um engajamento principalmente ético em relação aos outros. O presente trabalho irá estudar em cada uma dessas correntes certos aspectos desse desdobramento ético. Veremos que isso corresponde ao desenvolvimento de uma práxis experiencial particular a cada uma delas. Será possível assim apontar nuances em certos conceitos budistas que tem sido apropriados pelas áreas da mente. (AU)

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