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Desenvolvimento da modelagem de reatores para a conversão de CO2 em combustível de aviação (Projeto 4AirCRAFT)

Processo: 23/08268-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Reinaldo Giudici
Beneficiário:Egydio Terziotti Neto
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Reatores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustível de Aviação | Eletrólise de CO2 | Fischer-Tropsch | modelagem matematica | reação em cascata | reatores | Engenharia de Reatores Químicos

Resumo

A crescente demanda de barris de petróleo a nível mundial e o seu emprego em larga escala no setor de combustíveis fósseis, traz preocupações relacionadas à intensificação do efeito estufa a nível mundial. Sendo responsável direto por cerca de 12% dessas emissões, o setor de aviação tornou-se um ponto chave no estudo de ações que visam mitigar a liberação de poluentes em larga escala e que promovam uma agenda de desenvolvimento sustentável. Tendo isso em mente, foi proposto o projeto 4AirCRAFT, parceria internacional entre nove universidades, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, capaz de reagir dióxido de carbono e hidrogênio verde (sintetizado a partir da energia produzida por painéis solares) e produzir combustível de aviação em um único sistema reacional. Isso será possível a partir da ação catalítica conjunta de eletro e quimiocatalisadores, que serão desenvolvidos pelas universidades parceiras do projeto. Dessa forma, serão combinados tanto mecanismos de eletro-catálise como da já conhecida síntese de Fischer-Tropsch. Além disso, como parte integrante do pacote de atividades pelo qual cada uma das universidades parceiras está responsável, a Universidade de São Paulo deverá realizar a modelagem e simulação de todo o sistema reacional, partindo das equações fundamentais de catálise, reatores e fenômenos de transporte, de modo a descrever de maneira adequada o sistema e que possa ajustar-se aos resultados coletados experimentalmente pelos demais membros integrantes do projeto. Dessa forma, a partir dos resultados obtidos, será possível trazer informações detalhadas acerca da real possibilidade de implementação de um processo novo e inovador como este proposto pelo 4AirCRAFT, trazendo grande contribuição para toda a comunidade científica, dadas as consideráveis inovações propostas pelo projeto.

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