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Conservatório Dramático e Musical de São Paulo: primeiros anos e os impactos na formação cultural paulistana

Processo: 23/04542-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:Vitória de Morais Rebechi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   História da música   História de São Paulo   História social   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos Brasileiros | História Cultural | história da música | História De São Paulo | História Social | musicologia | História da Cultura no Brasil

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, instituição de ensino inaugurada em 1906, primeira do tipo na cidade e que tinha por objetivo básico formar quadros artísticos para atender às crescentes demandas dos novos espaços culturais. Por surgir em um contexto de intensas transformações sociais e culturais, em que a regulamentação do ofício musical e a institucionalização da música em suas variadas esferas de atuação eram imperativos, mas ainda precários, o Conservatório Dramático e Musical nasceu também com a pretensão de orientar o papel da música e das artes na sociedade. Seus impactos nas atividades ligadas às sociedades e clubes de concerto, nas atividades musicais domésticas, naquelas ligadas à Igreja e aos círculos musicais mais informais na cidade de São Paulo foram ainda pouco investigados. As diversas atividades e eventos de que o Conservatório fora palco constituem um conjunto importante a ser averiguado e compreendido, havendo indícios de uma atuação expressiva que transbordara de seu objetivo básico. O Conservatório se configurou como um novo elemento no quadro de velozes mudanças modernizadoras nas relações socioculturais, de trabalho e na vida cotidiana. Portanto, a pesquisa deve se preocupar principalmente com a questão do ensino, da formação e atuação profissional de músicos e grupos musicais, e com a difusão e diálogos nas diferentes dimensões ligadas à música na sociedade paulistana da virada ao século XX e suas primeiras décadas, até por volta de 1930. Por essas razões, mais amplamente, a pesquisa tem em vista colaborar com as discussões em torno da modernização do país e também com aquelas concernentes ao conhecimento histórico relacionado às artes e à cultura.

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