Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de indicadores cognitivo, psicomotor, socioemocional e contexto de desenvolvimento de bebês gêmeos.

Processo: 23/13242-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Emma Otta
Beneficiário:Jennifer Leão Correia
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02107-6 - Painel USP de gêmeos: pesquisas sobre comportamento, saúde e bem-estar de gêmeos, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Recém-nascido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognitivo | desenvolvimento humano | psicomotor | recém-nascidos | Socioemocional | Estudo com gêmeos

Resumo

Estudos prospectivos de desenvolvimento de crianças em função de condições observadas precocemente em recém-nascidosou no desenvolvimento fetal de gêmeos são tema relevante para pesquisas empíricas, mas constatamos uma lacuna depesquisas brasileiras sobre este assunto, que pretendemos preencher na proposta do Temático. Estudos desta natureza podemoferecer indicadores de risco e de potencialidades dos bebês que possam informar e orientar o delineamento de intervençõespara promover aprendizagens motoras, interativas, expressivas destes, bem como a gestão de políticas voltadas ao bem-estardeles e de suas famílias (Bronfenbrenner, 2011, Babik, Galloway, & Lobo, 2022). O objetivo da bolsista deTT-3 será auxiliar naavaliação de diferentes aspectos do desenvolvimento, comportamento expressivo e desempenho adaptativo de bebês recém-nascidos, através de observação no Alojamento Conjunto do HCFMUSP (com foco em choro e sorriso e alterações associadasde temperatura facial), e, em acompanhamentos posteriores (3 meses), por meio da Escala Bayley III (Bayley, 2006, adaptaçãobrasileira, 2018). Avaliar comportamentos precoces, indicadores de desenvolvimento motor, cognitivo, de linguagem socialservirá de modo complementar ao propósito de outros estudos dentro do subprojeto P5, focados na avaliação de zigosidade,parâmetros fetais, e discordância de peso ao nascer e, do subprojeto P7, de avaliação de parâmetros acústicos do choro dosmesmos bebês nascidos gêmeos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)