Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de fêmeas grávidas com corticosterona e a transferência do hormônio para o vitelo de ovos de Tropidurus catalanensis.

Processo: 23/11308-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Maria Eduarda Rossa Gandelini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glucocorticoides   Répteis   Endocrinologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:efeitos transgeracionais | estresse materno | Glicocorticóides | Mecanismos epigenéticos | Répteis | Vitelo | Endocrinologia

Resumo

O eixo hipotálamo-hipófise-adrenais/interrenais (HHA/I) secreta glicocorticoides (GC) de forma circadiana, hormônios esteroides importantes para a sinalização do período de atividade e para regulação de funções metabólicas, imunitárias, comportamentais, dentre outras. Em muitos animais, observa-se uma elevação sazonal de GC durante a estação reprodutiva, a qual parece estar relacionada com o suprimento dos altos custos associados ao desenvolvimento e manutenção de características sexuais. Além disso, atuam restaurando o equilíbrio frente a estressores ambientais. Sabe-se, entretanto, que quando os animais são estimulados por concentrações elevadas de GC durante um período estendido, configurando uma exposição crônica, pode haver efeitos deletérios que podem ser transmitidos entre gerações através de alterações do ambiente hormonal. Este trabalho tem como objetivo avaliar se as concentrações plasmáticas de corticosterona (CORT), principal GC de répteis, podem ser transferidas para o vitelo dos ovos de fêmeas grávidas de lagartos da espécie Tropidurus catalanensis. Para tanto, serão capturadas 15 fêmeas grávidas, as quais serão divididas em três grupos: 1. Controle (nenhum procedimento experimental será realizado); 2. Implante Vazio (animais receberão cirurgicamente um implante vazio); e 3. Implante CORT (animais receberão cirurgicamente um implante com CORT). Amostras sanguíneas serão coletadas ao longo do experimento para avaliação das concentrações de CORT no plasma. Os ovos serão coletados para acessar as concentrações de CORT no vitelo. Esperamos que as fêmeas grávidas do grupo Implante CORT apresentem ovos com maiores concentrações de CORT no vitelo, em relação aos ovos de fêmeas dos grupos Controle e Implante Vazio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)