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Avaliando a Implementação do Método Co-constructive Patient Simulation no Treinamento de Habilidades de Comunicação em Cuidados Paliativos Pediátricos

Processo: 23/01251-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 09 de julho de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fernanda Bono Fukushima
Beneficiário:Fernanda Bono Fukushima
Pesquisador Anfitrião: Marco Antonio de Carvalho Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University Medical Center Groningen (UMCG), Holanda  
Assunto(s):Comunicação em saúde   Cuidados paliativos   Cuidados paliativos na terminalidade da vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | Cuidados Paliativos | Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida | Cuidados Paliativos

Resumo

A despeito do amplo consenso internacional de que a comunicação desempenha um papel essência na prática da saúde e de que as habilidades de comunicação são uma competência fundamental que os estudantes de medicina devem adquirir durante seu treinamento, ainda há importantes lacunas sobre como estas habilidades são ensinadas e aprendidas tanto para estudantes de graduação como de pós-graduação. Algumas das áreas mais desafiadoras da comunicação em saúde se dão no contexto dos cuidados de pessoas no fim da vida e envolvem questões como a comunicação de más notícias, a negociação de objetivos de cuidados, a realização de planejamento antecipado de cuidados e a resolução de conflitos. Provavelmente, os cuidados paliativos pediátricos são a área dentro dos cuidados paliativos em que essas conversas são mais desafiadoras e onde o treinamento e a pesquisa em habilidades de comunicação são mais necessários. De fato, a comunicação é uma das sete prioridades de pesquisa para o campo emergente dos cuidados paliativos pediátricos recentemente identificadas por um painel internacional de especialistas nesta área. No presente estudo, pretende-se implementar um novo método denominado de Co-Constructive Patient Simulation (CCPS) para o treinamento de residentes de pediatria em habilidades de comunicação no contexto dos cuidados paliativos pediátricos. Serão usados métodos qualitativos de análise temática para compreender os desafios de comunicação enfrentados por residentes de pediatria no cuidado de crianças com doenças graves, o que os residentes aprendem durante o processo de CCPS e o impacto de curto e médio prazo do programa no comportamento dos residentes de pediatria e nos cuidados de saúde de seus pacientes.

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