Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação do sabiá turdus leucomelas com presas crípticas e aposemáticas: comportamento inato em indivíduos rurais e urbanos?

Processo: 23/10916-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Pizo Ferreira
Beneficiário:Sonia Violante Ptasznik
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Urbanização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves Urbanas | urbanização | comportamento inato

Resumo

Os ambientes rurais e urbanos diferem em diversos aspectos com consequências para características relacionadas ao comportamento e personalidade de diversos grupos de animais. No entanto, pouco se sabe o quanto dessa diferenciação comportamental entre as populações rurais e urbanas é adquirida ou herdada, e como essas diferenças podem afetar comportamentos complexos, como o reconhecimento de padrões aposemáticos em potenciais presas. Com isso em mente, este trabalho tem como propósito avaliar se existe uma diferença na predisposição de interagir com presas artificiais aposemáticas entre sabiás-barrancos (Turdus leucomelas) oriundos de ambientes rurais e urbanos e criados em condições de cativeiro controladas desde a fase de ninhegos. Trinta sabiás-barranco foram capturados entre o seu 6° e 7° dia de vida em cidades do interior do Estado de São Paulo e criados à mão como parte de outro projeto de pesquisa, sendo 18 da zona urbana e 12 da zona rural. Para este estudo, serão produzidas presas artificiais crípticas na coloração esverdeada, e aposemáticas, com cores amarelo e preto, avaliando assim se determinados indivíduos de sabiás serão mais propensos a atacar uma presa aposemática do que outros. As hipóteses testadas devem responder se 1) há diferença no tempo de interação e do número de bicadas dos sabiás com as presas crípticas e aposemáticas, indicando que os mesmos reagem de forma inata, 2) as reações aos padrões de coloração são consistentes a nível individual, ou seja, estão relacionadas à personalidade dos mesmos e 3) os sabiás oriundos de áreas urbanas são mais propensos a bicar a presa artificial aposemática, indicando uma personalidade mais audaciosa em relação aos sabiás da zona rural. No final do projeto, estes resultados serão comparados com a naturalidade dos mesmos, findando, assim, se há uma relação genética entre os comportamentos apresentados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)