Busca avançada
Ano de início
Entree

Violências sem sentido: O corpo em dor e risco em performances de artistas latino-americanas

Processo: 23/09108-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Celso Fernando Favaretto
Beneficiário:Renan Marcondes Cevales
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corpo   Dor   Eficiência   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | Dor | performance | Violência | Performance

Resumo

O projeto de pesquisa teórico-prática busca compreender alterações recentes nos modos de produção e leitura de obras que lidam com a violência, investigando obras de artistas contemporâneas brasileiras e latino-americanas que atuam no campo da performance, tanto nas artes da cena quanto nas artes visuais, e que abordam o tema de forma oblíqua e suspensa, substituindo a forma-denúncia que diversas obras de performance assumiram em sua história por abordagens da violência ainda pela via do corpo, mas sem buscar superá-la ou negá-la. Tendo em vista que a violência sempre foi central na história da performance ocidental - modo de evidenciar certa realidade do corpo - faz-se necessário observar que novas formalizações do tema se dão nessas práticas nas últimas duas décadas, marcadas por transformações profundas no papel da arte no campo social, da relação dos países colonizados com a violência histórica que carregam, do papel das novas tecnologias na promoção e disseminação de discursos, imagens e atos violentos e, principalmente, pela incorporação "positiva" (Byung-Chun Han) da violência no tecido social. Ao dar prosseguimento às pesquisas do doutorado e de um primeiro pós-doutorado - ambas buscando leituras mais nuançadas de performances contemporâneas e seus modos de discussão política - a referência teórica central segue sendo o filósofo alemão Waler Benjamin, tendo como principal aporte teórico a discussão sobre violência/poder (Gewalt) proposta pelo autor e seus posteriores desdobramentos e comentários, em autores como Giorgio Agamben, Judith Butler, Elsa Dorlin, Hannah Arendt, Fred Moten, Slavoj }i~ek e Jota Mombaça. Tal investigação teórico-prática resultará em: (1) escrita e envio para publicação de 4 (quatro) artigos científicos que discutem obras de artistas latino-americanas como as brasileiras Cintia Marcelle, Juliana Notari, Eliana de Santana, Marcela Levi e Lucia Russo (Improvável Produções), Regina Parra e Alice Yura, a chilena Janet Toro e a colombiana Maria Jose Arjona; (2) a realização de um curso de extensão sobre os temas abordados nessa pesquisa, tendo como foco central a discussão bibliográfica em relação à análise das obras propostas pelos estudantes; (3) o desenvolvimento de uma proposição artística, de caráter performático, resultante das questões teóricas levantadas ao longo da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)