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Levantamento dos parâmetros da equação de Hall-Petch para aços de baixa densidade austeníticos do sistema FeMnAlC

Processo: 23/10947-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Lucas Barcelos Otani
Beneficiário:André Machado Muniz
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aços avançados de alta resistência | Aços de baixa densidade | Efeito TWIP | Hall-Petch | tamanho de grão | Comportamento Mecânico

Resumo

Os aços avançados de elevada resistência possuem como principal foco aplicações estruturais, com especial abordagem voltada à indústria automobilística. A potencial redução na espessura de chapas através do aumento da resistência mecânica leva a uma maior eficiência energética e redução na emissão de gases do efeito estufa gerada por veículos automotores. Os aços de baixa densidade configuram composições que estão na segunda e terceira geração de aços avançados, de forma que a adição de Al e C levam a uma redução na densidade da liga. A presença de efeitos induzidos por plasticidade, como os efeitos TRIP e TWIP, destacam-se para as composições com microestrutura completamente austenítica, de forma que estes mecanismos têm o potencial de gerar excelentes combinações de propriedades mecânicas. A redução do tamanho de grão é um dos principais mecanismos de aumento de resistência de metais e ligas, de forma que a equação de Hall-Petch é a mais utilizada para descrever este efeito. Desta forma, o presente projeto possui como objetivo levantar a influência do tamanho de grão no comportamento mecânico de aços de baixa densidade com diferentes teores de C. Para isso, lingotes serão forjados e tratados termicamente para obtenção de diferentes tamanhos de grão. A avaliação do tamanho de grão será feita por análise de imagem e o comportamento mecânico com foco na tensão de escoamento será observado a partir de ensaios de tração.

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