Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcionalização da superfície do titânio com quitosana: caracterização superficial e avaliação do perfil microbiano

Processo: 23/14154-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Cássio Do Nascimento
Beneficiário:Isabela Daneze
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Titânio   Tratamento de superfícies
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilme oral | quitosana | titânio | tratamento de superfície | Implantodontia (Odontologia)

Resumo

O constante progresso na caracterização dos implantes levou ao desenvolvimento de superfícies que são capazes de, ao mesmo tempo, promover osseointegração e atuar no controle do biofilme oral prevenindo a adesão e proliferação bacteriana, reduzindo os riscos dos tratamentos com próteses sobre implantes. A modificac'ao da superfície do titânio pela adição da quitosana pode contribuir para minimizar a adesao de micro-organismos sobre os implantes odontológicos sem que ocorra prejuízo ao processo de osseointegração. O objetivo deste estudo é desenvolver superfícies de titânio ativadas com quitosana por meio das técnicas Layer-By-Layer (LBL) e Spin Coating (SC), e avalia-las quanto a formac'ao e composição de biofilme oral, em um modelo experimental in situ, em comparac'ao às superficies de titanio usinadas (sem nenhum tipo de tratamento) e superficies tratadas por jateamento + duplo ataque acido (controle comercial). Serão utilizados 60 discos de titânio grau 2, divididos em 4 grupos (n=15) de acordo com o tratamento superficial proposto: C1 (controle sem tratamento), discos usinados; C2 (controle comercial), discos com tratamento de superfície com jateamento seguido por duplo ataque ácido; T1 (teste experimental 1), discos funcionalizados com quitosana pela técnica Layer-By-Layer; e T2 (teste experimental 2), discos funcionalizados com quitosana pela técnica Spin Coating. A caracterização da topografia e as análises das propriedades de superfície, morfologia e composição química e estrutural dos filmes serão realizadas por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDS), microscopia confocal a laser, molhabilidade e energia de superfície e espectroscopia de fotoelétrons de raios X (XPS). Após o ensaio de contaminação in situ, será realizada a visualização da área recoberta por biofilme através da análise qualitativa de fluorescência Live/Dead e identificação e quantificação microbiana pela metodologia Checkerboard DNA-DNA Hybridization. Serão apresentados os dados da estatística descritiva e de inferência para as variáveis quantitativas conforme a homogeneidade de variância e distribuição dos dados obtidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)