Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social do mercado do amor: a Igreja Universal do Reino de Deus visitada pela sociologia econômica dos mercados

Processo: 22/11491-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Thaís Cristina Caetano de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/10855-8 - Terapia do Amor no Brasil e na França: objetivando crenças, práticas e discursos relativos ao amor afetivo-sexual na Igreja Universal do Reino de Deus, BE.EP.DR
Assunto(s):Amor   Igreja Universal do Reino de Deus   Mercado   Sociologia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amor | Igreja Universal do Reino de Deus | Mercado | sociologia econômica | sociologia econômica dos mercados | Sociologia Econômica

Resumo

Entre as formas de atuação da religião nas disposições dos agentes sociais, se encontram as orientações referente as formas de vivenciar o amor entre pares com a instituição de crenças e práticas relativas à experiência conjugal. A exemplo disso, temos a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que tem como proposta formação para afetividade e conjugalidade por meio da atuação da The Love School e seus cultos de extensão. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é objetivar as crenças e práticas sobre amor difundidas pela IURD na mídia e nos espaços dos cultos eclesiásticos da instituição religiosa. Para tanto, em termos metodológicos, realizaremos trabalho de campo (diário, fotografias e entrevistas), análise dos materiais (livros, cursos, episódios do programa e posts nas redes sociais) produzidos pela instituição e uma reconstrução da trajetória social dos líderes religiosos da IURD, sobretudo, do casal Renato e Cristiane Cardoso, idealizadores da The Love School e responsáveis por gerir as crenças relativas ao amor na instituição. Assim, para objetivarmos a IURD como produtora simbólica de um mercado do amor, em diálogo com nossas pesquisas anteriores (SOUZA, 2022), mobilizaremos o instrumental teórico da sociologia econômica dos mercados, em especial, os trabalhos de Pierre Bourdieu e Viviana Zelizer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)