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Avaliação da educação infantil: implementação de uma sistemática de avaliação em um município paulista.

Processo: 23/15511-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Ana Maria Pereira Taffarello
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/14478-9 - Avaliação da educação infantil: implementação de uma sistemática de avaliação em um município paulista, AP.EP
Assunto(s):Avaliação da educação   Educação infantil   Qualidade da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Da Educação | Avaliação Da Educação Infantil | Educação Infantil | Qualidade Da Educação | Qualidade da Educação Infantil | Avaliação Da Educação Infantil

Resumo

A primeira expressão da qualidade da educação infantil está relacionada à capacidade de o município fazer cumprir o direito constitucional, atendendo a demanda por vagas para crianças de zero a três anos e universalizando a oferta para a faixa etária de 4 e 5 anos. Como forma de garantir a expansão dessa etapa educacional, dentro de determinados parâmetros de qualidade, nos diferentes contextos municipais, a educação infantil foi incorporada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O PNE vigente (2014-2024) prevê a realização da avaliação da educação infantil, a cada dois anos, com o objetivo de aferir aqualidade do ambiente educativo, recursos materiais e de infraestrutura e do quadro de pessoal, no entanto, ações nessa direção ainda não foram concretizadas. Visando contribuir para a superação dessa lacuna, a finalidade deste projeto é elaborar e aplicar uma proposta de avaliação da Educação Infantil - creche e pré-escola - que subsidie uma ação planificada da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Louveira/SP, em sua rede de ensino. Por meio de metodologia participativa, esta pesquisa deverá se caracterizar como iniciativa que integre os processos de formulação e implementação da política municipal, vindo a contribuir para o aprimoramento da oferta de Educação Infantil, incorporando-se ao fluxo de decisões da SME. Considera-se que a avaliação desta etapa da Educação Básica é oportuna e necessária, dado o seu potencial de subsidiar decisões e ações do município de Louveira e de outros entes federados, de modo a materializar o direito à Educação Infantil e os planos decenais de educação.

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