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Amplificando a pesquisa em câncer de cabeça e pescoço: um plano de comunicação focado em redes sociais

Processo: 23/17074-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Acordo de Cooperação: União Europeia (Horizonte 2020)
Pesquisador responsável:Maria Paula Curado
Beneficiário:Carolina Frandsen Pereira da Costa
Instituição Sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto De Matemática E Estatística, Brasil  
Vinculado ao auxílio:18/26297-3 - Estudos translacionais de câncer de cabeça e pescoço em América do Sul e Europa, AP.TEM
Assunto(s):Comunicação digital   Jornalismo científico   Mídias sociais   Comunicação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação digital | Jornalismo Científico | Mídias sociais | Comunicação Científica

Resumo

A comunicação científica opera na interseção de três campos de conhecimento: o domínio científico, a educação e a mídia, cada um adaptado a públicos e objetivos de comunicação únicos. Esse campo pode abranger uma ampla variedade de gêneros discursivos, desde relatórios de notícias até performances teatrais. Na era digital, é essencial transpor a lacuna entre publicações científicas e plataformas de mídia social para uma disseminação eficaz. Dadas as diferenças fundamentais no processamento cognitivo entre a leitura de publicações científicas e postagens em mídias sociais, a disseminação eficaz de descobertas-chave de pesquisa exige a adaptação da abordagem de comunicação para as redes móveis. O objetivo principal deste projeto é desenvolver uma estratégia de conteúdo em mídias sociais direcionada a cientistas e profissionais de saúde no início de suas carreiras, com idades entre 25 e 44 anos, que compartilham interesses em oncologia, genética, saúde pública e medicina, representando as instituições parceiras que participam do projeto "Translational Studies of Head and Neck Cancer in South America and Europe" (HEADSpace). Os resultados esperados dessa estratégia incluem o aumento da visibilidade dos perfis do HEADSpace no Instagram e LinkedIn, com foco em métricas-chave como contagem de seguidores e alcance, alcançados por meio da entrega de conteúdo de alta qualidade e envolvente dedicado aos avanços na pesquisa de câncer de cabeça e pescoço fornecidos pelo HEADSpace. Além disso, o projeto explora o potencial da comunicação visual para aumentar o envolvimento do público nesta era digital do jornalismo científico.

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