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O descaso com o patrimônio imaterial humano: a censura à leitura de literatura infantil nas escolas brasileiras

Processo: 23/15447-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Guedes Pinto
Beneficiário:Ronam Marcati Baiochi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Censura   Desenvolvimento   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:censura | desenvolvimento | Infancia | leitura de literatura | Práticas de Leitura e Escrita

Resumo

Os livros de literatura infantil se constituem uma das produções culturais no vasto campo da arte, sendo parte fundamental do patrimônio imaterial humano. No contexto escolar eles têm sido historicamente apropriados como recursos fundamentais para o ensino do conhecimento em geral, favorecendo o desenvolvimento das crianças, nos seus mais diversos âmbitos. Infelizmente, tais obras, muitas vezes, são entendidas como um mero manual didático ou como apenas uma adaptação das histórias do público adulto, com uma perspectiva adultocêntrica, de busca de uma moral muitas vezes duvidosa e que desvaloriza a infância como uma fase importante do desenvolvimento. Este projeto tem como objetivo problematizar a censura de livros infantis em escolas brasileiras, considerando este ato de interdição uma desqualificação da leitura como um direito humano essencial para a atividade criadora e imaginativa humanas. Nessa perspectiva, o intuito será o de retomar a história da formação da leitura no Brasil, compreendendo o ato de censura dos livros infantis como obstáculo para a concretização de um projeto de formação integral do cidadão. Com essa problemática, será possível identificar que tipos de impactos estão sendo produzidos nas escolas com a perda da memória cultural de autores de livros vetados e quais temas têm sido afastados da instituição escolar.

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