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Conversores multiníveis para propulsão elétrica de aeronave

Processo: 23/16570-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Pablo Henrique Costa da Silva Bernardo Loureiro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Compatibilidade eletromagnética   Eletrônica de potência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compatibilidade eletromagnética | eletrônica de potência | SiC | Wbg | Eletrônica de Potência

Resumo

No contexto de uma aeronave totalmente elétrica, o conversor eletrônico de potência para acionar o motor de propulsão provavelmente usará MOSFETs e diodos WBG devido às menores perdas de condução e comutação, que contribuem para aumentar a massa do PEC e as densidades volumétricas. Por outro lado, o di/dt e o dv/dt certamente aumentam, fazendo surgir importantes questões de EMC. Este PEC utilizará uma solução multinível devido ao nível planejado de potência e tensão, modularidade, confiabilidade e características de resiliência. O objetivo é projetar, modelar, simular e definir especificações, desenvolver estratégias de modulação e controle e testar um protótipo PEC de tensão nominal (1 a 2 kV) e potência reduzida (em torno de 10 kW) para uso na plataforma de ensaios dos motores elétricos de propulsão projetados no contexto deste CPE.

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