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Identidade e trans/formação em educação matemática: narrativas de pessoas transexuais e travestis sobre vivências educacionais

Processo: 23/15269-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Adryan Matheus Silva dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gênero e Educação Matemática | Narrativa | Pessoas Transexuais e Travestis | Diversidade e Educação Matemática

Resumo

A narrativa vem se apresentando, nos últimos anos, como fonte de produção de dados para diversas investigações no campo Ciências Humanas e Sociais, dentre as quais a Educação se destaca. Nesta direção, no tempo presente, muitos pesquisadores e pesquisadoras buscam no narrar de sentidos e experiências das pessoas, compreender seus itinerários de vida em formação e, em nosso caso, em TRANS/formação. Na sociedade contemporânea não cabe mais discutir e falar de gênero na perspectiva do binarismo (mulher/homem), vivemos na pós-modernidade e, cada vez mais, corpos silenciados são despertados ao se transformarem no que querer ser mais, rompendo assim com estereótipos impostos pelas limitações do sexo biológico com o qual nasceram. Dito isso, o presente estudo, de viés pós-estruturalista, pretende analisar histórias de vida de pessoas transexuais e travestis a partir de suas vivências escolares pelas quais a Matemática, como disciplina escolar, é presente (ou não) nos processos de constituição da identidade. Para este fim, com o método narrativo do sociólogo alemão Fritz Schütze, entrevistaremos pessoas estudantes e/ou funcionários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instituição esta referência em ações afirmativas, acerca do processo educacional ao longo da trajetória na Educação Básica. Como resultado, por estarmos na interseção dos estudos de Gênero com a Educação Matemática, acreditamos ser possível levantar indicadores que evidenciem as representações sociais constituídas a partir da relação com essa área do conhecimento.

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