Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia para criação massal da broca peluda da cana, Hyponeuma taltula Schaus (Lepidoptera: Erebidae), em condições de laboratório e em dieta artificial.

Processo: 23/16438-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Grupo São Martinho
Pesquisador responsável:Sergio Antonio de Bortoli
Beneficiário:Jose Roberto de Araujo Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
Vinculado ao auxílio:17/25258-1 - Centro de Pesquisa em Engenharia - Fitossanidade em Cana de Açúcar, AP.PCPE
Assunto(s):Dieta artificial   Entomologia agrícola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artificial diet | Hyponeuma taltula | Laboratory conditions | Mass rearing | Entomologia Agrícola

Resumo

O Brasil possui uma expressiva produção sucroalcooleiro, sendo atualmente o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com o Estado de São Paulo se destacando como o maior produtor. Neste sentido, fatores que diminuem a produtividade agrícola são altamente impactantes para a agroindústria canavieira. Com as novas formas de manejo dos canaviais, novos e desafiadores problemas surgiram no campo, inclusive com pragas que eram de preocupação secundária passando a ser de grande preocupação, como é o caso de Hyponeuma taltula Schaus, 1904 (Lepidoptera: Erebidae), a broca peluda da cana. Essa mudança de "status" provavelmente ocorreu uma vez que suas populações eram controladas pelas queimadas dos canaviais, que hoje são proibidas. Em função disso, o objetivo deste trabalho será o estabelecimento de criações massais em dietas artificiais e naturais em condições de laboratório, visando ao estudo da biologia, comportamento e ecologia da espécie, o que poderá subsidiar metodologias eficientes para o seu controle.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)