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O que eu quero saber... Conhecendo os Direitos Humanos

Processo: 23/15604-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Maria Klein
Beneficiário:Marcos Fernandes Sabadini
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06942-7 - Projeto: o que eu quero saber... conhecendo os Direitos Humanos, AP.EP
Assunto(s):Educação escolar básica   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Educação em direitos humanos | Ensino de direitos humanos | pesquisa-ação | Educação em Direitos Humanos

Resumo

A violação dos Direitos Humanos no Brasil persiste, apesar do reconhecimento constitucional da dignidade humana e dos Direitos Humanos. A educação é uma via importante para formar sujeitos de direitos capazes de olhar para esta realidade e atuar na sua transformação. A Educação em Direitos Humanos tornou-se obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino do país desde 2012 por força de Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Desde então, o desafio consiste em levar este tipo de educação para as salas de aula. O presente projeto relaciona-se com o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Educação de qualidade) e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no estado de São Paulo. Tem-se por objetivo levantar e discutir as dúvidas sobre Direitos Humanos de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais situadas em São José do Rio Preto. O desenvolvimento do projeto é por meio de pesquisa-ação articulando dois professores/pesquisadores da rede estadual de educação, dois alunos da graduação e uma aluna da pós-graduação. O projeto já está em execução e estruturado em sete etapas: (1) planejamento, (2) formativa, (3) sensibilização e diagnóstico, (4) análise (dos dados) e planejamento das ações, (5) intervenção, (6) socialização/divulgação (7) avaliação. Os dados serão coletados de maneira anônima e analisados tendo por referência a natureza dos direitos humanos (civis, políticos, sociais, econômicos, culturais) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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