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Dos atores aos projetos premiados: uma análise desde os prêmios Rogelio Salmona, Oscar Niemeyer e Mies Crown Hall Americas Prize

Processo: 23/12887-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ivo Renato Giroto
Beneficiário:Ravísia Silva de Avelar Neves
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Prêmio Mies Crown Hall Americas Prize | Prêmio Oscar Niemeyer | Prêmio Rogelio Salmona | Prêmios de arquitetura | História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Resumo

De início, este projeto de pesquisa parte da constatação de que as premiações de arquitetura são eventos importantes tanto para a produção, quanto para a crítica arquitetônica, uma vez que funcionam como balizadores do que estão sendo consideradas como as boas práticas do campo em um determinado recorte geográfico e temporal. Em seguida, foi observado que a partir da segunda década do século XXI, houve uma efusão de prêmios na América Latina, embora tenham sido encontrados apenas trabalhos que se propõe em analisar algum desses prêmios de maneira isolada.Nesse contexto, o projeto tenta preencher de maneira inédita essa lacuna e se dedica à elaboração de uma análise crítica de conjunto a partir de três grandes prêmios: o Prêmio Rogelio Salmona, o Prêmio Oscar Niemeyer e o Mies Crown Hall Americas Prize. Para além da análise de um objeto arquitetônico em si, o trabalho almeja a identificação de narrativas comuns aos prêmios e de que forma elas se inter-relacionam. Para isso, se investiga também as instituições promotoras de cada prêmio, além dos atores envolvidos na concepção dos projetos e o júri encarregado da seleção dos vencedores. O objetivo é de se entender o porquê a reincidência de determinados discursos na produção e crítica arquitetônica dos últimos anos e a relação entre o deslocamento desses atores, seja ele geográfico ou do campo disciplinar, com o deslocamento de uma narrativa.

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