Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da modulação específica da atividade de neurônios CRFPVN e AgRPARC sobre a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em animais com obesidade induzida pela dieta.

Processo: 23/12478-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rodrigo César Rorato
Beneficiário:Ana Beatriz de Assis Marçal
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jejum   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agrparc | Crfpvn | Dreadd | jejum | obesidade | neuroendocrinologia / neurociências

Resumo

O aumento da atividade de neurônios que produzem e secretam o fator liberador de corticotrofina (CRF), localizados no núcleo Paraventricular do hipotálamo (PVN) e, consequentemente, a ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) é observada em resposta ao estresse induzido pela privação de alimento. Ao menos em parte, o aumento da atividade do eixo HHA durante o jejum está associado a queda nas contrações plasmáticas de leptina. Contudo, os receptores de leptina (Lepr) não são expressos em neurônios CRFPVN, indicando que os efeitos da leptina sobre a atividade do eixo HHA devem ser indiretos. De fato, os Lepr são expressos de forma abundante em neurônios produtores do peptídeo associado ao agouti (AgRP) do núcleo arqueado (ARC), e estudo de nosso grupo demonstrou que a ativação de neurônios AgRPARC é importante para o aumento da atividade do eixo HHA durante a privação de alimento. Curiosamente, existem estudos indicando que animais com obesidade induzida pelo consumo de dieta hiperlipídica apresentam aumento nas concentrações plasmáticas de corticosterona e são hiperleptinêmicos, mas resistentes as ações da leptina, incluindo seus efeitos sobre a atividade de neurônios AgRP. Ainda, estes animais apresentam reorganização das projeções dos neurônios do ARC sensíveis as alterações nas concentrações plasmáticas de leptina. Assim, por meio do uso de animais geneticamente modificados e da tecnologia do DREADD, no presente estudo pretendemos avaliar os efeitos da modulação específica da atividade de neurônios CRFPVN e AgRPARC sobre a atividade do eixo HHA em animais com obesidade induzida pela dieta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)