Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificando os motivos da escolha pela mobilidade compartilhada e a contribuição deste serviço para o sistema de transporte

Processo: 24/01471-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Luiza Gagno Azolin Tessarolo
Supervisor: Karst Teunis Geurs
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Twente (UT), Holanda  
Vinculado à bolsa:20/16097-7 - Impactos da mobilidade compartilhada na escolha modal e na equidade durante interrupções nos sistemas de transporte, BP.DR
Assunto(s):Mobilidade urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disruption | Equity | Shared mobility | Transportation Systems | Urban Mobility | Mobilidade urbana

Resumo

Esta proposta de pesquisa se baseia no progresso na atual bolsa de pesquisa 2020/16097-7 financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Um questionário foi administrado nas fases iniciais do projeto de doutorado para obter dados sobre os padrões de viagem, utilização de serviços de mobilidade compartilhada e fatores que influenciam a escolha do modo de transporte entre os usuários na região metropolitana de Roterdã-Haia. Com base nesses dados, o objetivo desta proposta é caracterizar os usuários de serviços de mobilidade compartilhada na área de estudo, identificar motivos para a adoção de mobilidade compartilhada pelos holandeses e avaliar a contribuição desse serviço para o sistema de transporte. Análises de dados serão realizadas, incluindo modelos logit mistos, para identificar os fatores que influenciam a escolha dos serviços de mobilidade compartilhada. Como resultado, espera-se fornecer insights sobre o comportamento dos usuários de mobilidade compartilhada que podem contribuir tanto para a compreensão acadêmica quanto para as decisões de gestão pelos operadores. Também será desenvolvido um modelo multimodal baseado em SIG para analisar como as interrupções no transporte influenciam a escolha do modo, avaliando diferentes cenários. Este modelo será utilizado para identificar o potencial da mobilidade compartilhada em contribuir com um sistema de transporte equitativo e resiliente, alinhando-se com as etapas subsequentes do projeto de doutorado. Realizar o estágio de pesquisa na Universidade de Twente (UT) é crucial para estudar o sistema de mobilidade holandês, facilitando uma compreensão mais profunda e a obtenção de contribuições significativas para o projeto de doutorado. É importante destacar que o Professor Karst Geurs e seu grupo de pesquisa na UT têm extensa experiência nesses tópicos, e suas contribuições serão essenciais para a implementação bem-sucedida desta proposta de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)