Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia para monitoramento de processos contínuos de moagem de minérios utilizando Inteligência Artificial com foco na Indústria 4.0.

Processo: 24/02750-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Izabel Fernanda Machado
Beneficiário:Modesto Valci Moreira Lopes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa:Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)
Vinculado ao auxílio:20/09850-0 - Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial: impulsionando a transformação das indústrias rumo ao padrão 5.0, AP.PCPE
Assunto(s):Indústria 4.0   Inteligência artificial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Industria 4 | Inteligência Artificial | monitoramento e controle | 0 | Indústria 4.0

Resumo

O avanço da tecnologia ao longo das Revoluções Industriais modificou os mais diversos setores de manufatura, culminando na atual era da Indústria 4.0. Este cenário, caracterizado pela integração de tecnologias digitais avançadas, como sistemas ciberfísicos e Internet das Coisas, redefine os sistemas de produção, tornando-os mais inteligentes e adaptáveis. No centro dessa transformação está a Inteligência Artificial (IA), uma ciência que vem estado em evidência nas últimas décadas, oferecendo algoritmos capazes de solucionar uma variedade de problemas complexos. No contexto da mineração, a aplicação dessas metodologias inovadoras busca melhorar a eficiência operacional e viabilizar projetos anteriormente considerados inviáveis. O Brasil, como uma potência mineral, apresenta um cenário propício para a aplicação dessas tecnologias, especialmente no processo de moagem de minérios. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está liderando esforços nesse sentido, implementando processos automatizados na planta piloto de moagem de minérios. Essa iniciativa, denominada Moagem 4.0, busca explorar os conceitos da Indústria 4.0, utilizando instrumentação e automação para coletar dados e desenvolver estudos relacionados à modelagem de processos, otimização de energia e controle de desempenho. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma nova metodologia baseada em IA para controle e monitoramento de processos na planta piloto do IPT. Esta metodologia visa aprimorar a eficiência operacional e detectar anomalias, alinhando-se aos requisitos da Indústria 4.0.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)