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Viagem aos arquivos do Novo Mundo: Pathosformeln de astros, deuses e santos.

Processo: 24/00834-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 04 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Priscila Risi Pereira Barreto
Supervisor: Rafael Lopez Guzman
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Granada (UGR), Espanha  
Vinculado à bolsa:21/04595-5 - Pathosformeln do Novo Mundo - astros, deuses e santos., BP.DR
Assunto(s):História da arte   Ibero-América
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Arte | Ibero-América | Pathosformeln | História da Arte

Resumo

Este projeto de viagem de estudos é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, inspirada na abordagem cultural científica de Aby Warburg. Envolve a análise e disposição de imagens em sequências variáveis, de forma semelhante aos painéis do Bilderatlas Mnemosyne. A pesquisa se concentra em cinco temas iconográficos: Arcanjo Miguel, Santa Rosa de Lima e as Virgens de Guadalupe, do Cerro e de Caacupé, explorando-os através de cinco obras de arte específicas. Esses temas são problematizados como "imagens de orientação cósmico-espiritual." As questões-chave giram em torno das histórias dessas formas estilísticas, linguagens estéticas utilizadas e os princípios seletivos aplicados em sua criação. Questiona-se a função dessas expressões artísticas dentro de seu contexto cultural, ao mesmo tempo em que reflete acerca do que Aby Warburg denominou como uma "psicologia histórica da expressão humana". Assim, indica-se uma "excursão exegética" através das formulações empáticas híbridas (Pathosformeln) presentes nessas representações, expressando tensões polares e inversões enérgicas que foram sublimadas no contexto colonial americano. Após dois anos de curso no programa de doutorado e um ano de financiamento dedicado ao levantamento, coleta e análise das palavras e imagens que constituem a memória dos temas de recorte, foi elaborado um itinerário para uma jornada aos arquivos e instituições relacionadas a esses processos culturais artísticos (Espanha, Itália e México).

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