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Modelo de interface ar-líquido: implementação e utilização

Processo: 24/05118-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Roberta Cerasi Urban
Beneficiário:Anna Paulla Ferreira Araújo Zanoli
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03087-9 - Pandemia plástica: cenário atual dos microplásticos em cidades do Estado de São Paulo, suas implicações na saúde e o impacto da COVID-19, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Inalação   Microplásticos   Nanoplásticos   Nanotoxicologia   Toxicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:inalação | Microplásticos | Nanoplásticos | nanotoxicologia | Novos modelos | Toxicologia

Resumo

A inalação é uma das rotas de exposição dos seres humanos a diversos poluentes atmosféricos. Para análises de toxicologia humana por inalação, muitos modelos animais e in vitro podem ser utilizados. Os modelos in vitro de interface ar-líquido (ALI) permitem modelar cenários mais próximos ao que pode ocorrer in vivo, com partículas ou aerossóis não alterados pelo contato com o meio de cultura de células, como aconteceria em um modelo padrão (submerso). Neste modelo, as células do pulmão são cobertas por um revestimento aquoso e uma camada de muco ou surfactante lipídico, o que poderá resultar na formação de proteínas e metabólitos corona em torno das partículas. O objetivo deste projeto é implementar, em colaboração com a pesquisadora responsável pelo projeto, e com o auxílio da professora Iseult Lynch, o modelo ALI no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e realizar os ensaios toxicológicos. O projeto permitirá ao bolsista aprender sobre toxicologia num contexto interdisciplinar, aprendendo a realizar diversos testes celulares, utilizar técnicas analíticas de alta resolução, interpretar e contextualizar dados, aspectos que serão de grande valia em sua formação.

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