Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de métodos de inoculação de fitopatógenos associados a síndrome da murcha da cana-de-açúcar (SMC)

Processo: 24/04133-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Grupo São Martinho
Pesquisador responsável:Antonio de Goes
Beneficiário:Vinícius Milan Paulin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
Vinculado ao auxílio:17/25258-1 - Centro de Pesquisa em Engenharia - Fitossanidade em Cana de Açúcar, AP.PCPE
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Doenças de plantas   Etiologia   Micologia   Fitopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Doenças de Plantas | etiologia | Micologia | Fitopatologia

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) destaca-se como uma das principais culturas do agronegócio brasileiro. No entanto, diversos fatores têm causado redução na produção dos canaviais e impactado nos custos de produção, com destaque para as doenças. Recentemente, uma doença de etiologia desconhecida tem sido constatada em diversas regiões produtoras do país. Tem sido denominada de "Síndrome do Murchamento da Cana-de-açúcar" (SMC), onde as plantas doentes apresentam murchamento e secamento de colmos. A avaliação e padronização de métodos de inoculação são fundamentais para caracterização etiológica do agente causal da SMC e reprodução dos sintomas que vêm sendo observados no campo. Um método padronizado e eficiente permitirá compreender aspectos etiológicos da doença, além de avaliar a suscetibilidade das variedades comerciais e auxiliar na seleção de variedades resistentes à doença. A solicitação de uma bolsa de treinamento técnico TT-I, destina-se a apoiar as atividades do projeto relacionadas à caracterização etiológica da SMC. Os isolados dos fitopatógenos serão obtidos de colmos sintomáticos coletados em áreas de cultivo de cana-de-açúcar. O bolsista também receberá treinamento em técnicas básicas de laboratório para isolamento, cultivo, purificação, conservação e caracterização de fitopatógenos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)