Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes com Desvantagens Socioeconômicas no Ensino Superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão.

Processo: 24/06073-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Wilson Mesquita de Almeida
Beneficiário:Raquel Ellero Duque
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02947-4 - Estudantes com desvantagens socioeconômicas no ensino superior (2000-2020): desafios científicos na produção do conhecimento e nas políticas de inclusão, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Ação afirmativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acesso e Permanência no Ensino Superior Brasileiro | ações afirmativas | Cotas Sociais e Raciais | Desigualdades no Ensino Superior | Políticas de Inclusão no Ensino Superior | Universitários de Baixa Renda | Acesso e Permanência no Ensino Superior

Resumo

Nos últimos anos, houve um crescimento de estudos sobre acesso e permanência das camadas sociais de baixa renda no ensino superior brasileiro. Também no exterior, estudos ingleses e franceses apontam o crescimento das pesquisas sobre percursos escolares dos alunos da classe trabalhadora. Por um lado, essa ampliação propicia um ganho para o campo temático. Todavia, tal crescimento, sem uma reflexão crítica que permita organizar o material já existente em termos metodológicos, teóricos e empíricos, concorre para que tenhamos pouco aprofundamento em alguns tópicos decisivos desse objeto de pesquisa. Assim, o problema de investigação procura verificar os desafios científicos - metodológicos, conceituais e empíricos - que permeiam os estudos e as políticas inclusivas no ensino superior dos estudantes com desvantagens socioeconômicas. Tenciona-se fazer um esforço de exposição e sistematização, por meio de uma revisão crítica das principais pesquisas desenvolvidos no campo - no exterior e em solo brasileiro - extraindo o que de relevante foi produzido, lacunas a serem preenchidas e novos rumos a perseguir. Elaboração de análises comparativas do contexto francês, inglês e brasileiro serão feitas. Entendemos que fazer esse trabalho de sistematização metodológica do campo, tanto aqui quanto no exterior, contribuirá para a consistência e o alcance interpretativo das investigações, levando a um avanço científico da área.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)