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Avaliação dos Processos de Aprendizagem Social na Pesquisa-Ação Colaborativa e na Formação Continuada de Professores

Processo: 24/03687-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Denise de La Corte Bacci Toledo
Beneficiário:Vânia Maria Nunes dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/03733-0 - Geoconservação e a educação baseada no lugar: potencialidades e desafios para a formação interdisciplinar na educação básica, AP.R
Assunto(s):Geoconservação   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação da Aprendizagem social | Educação baseada no lugar | geoconservação | pesquisa-ação colaborativa | Educação em Geociências

Resumo

A pesquisa a ser desenvolvida pela candidata à bolsa envolve um aspecto não contemplado no projeto inicial e que tem sua importânciapara o avanço na compreensão dos conhecimentos produzidos a partir da pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa visa compreender osprocessos de aprendizagem social em dois grupos de participantes do projeto: o primeiro constituído pelo grupo de pesquisadores,grupo este multidisciplinar; o segundo constituído pelo grupo de professores da educação básica, o qual fará parte de várias etapas doprojeto. Além das observações realizadas em cada um dos grupos, a partir da perspectiva da aprendizagem social, a pesquisadora vaiavaliar como estes duas grupos atuam de forma colaborativa no desenvolvimento da pesquisa, ou seja, como se dará a construção daparticipação, da cooperação, da colaboração entre os dois grupos. Os dados qualitativos serão coletados a partir do referencial dapesquisa participante, o qual oferece ao pesquisador a possibilidade de associar pesquisa e ação social, buscando tornar o trabalhocientífico uma atividade também pedagógica (Brandão e Streck, 2006). Enfatiza-se nessa perspectiva, a dimensão crítico-emancipatória,buscando processos geradores de conscientização sociopolítica que, por um lado, atuam na diagnose de problemas que afetam essesgrupos e instituições sociais e, por outro, mobilizam as pessoas em torno da resolução desses problemas. Os resultados obtidospermitirão ter uma dimensão das aprendizagens intra e inter grupos sociais e constitui importante referencial metodológico do projeto.

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