Busca avançada
Ano de início
Entree

A concepção de nó frouxo de Heleieth Saffioti: o novelo patriarcado-racismo-capitalismo

Processo: 23/17726-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Filosofia Brasileira
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Massilânia Bezerra de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Capitalismo   Racismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capitalismo | imbricação | nó frouxo | novelo | Patriarcado | Racismo | Feminismo, pensamento feminista brasileiro, pensamento feminista negro brasileiro, racismo e relações raciais.

Resumo

O conceito de nó frouxo foi formulado por Heleieth Saffioti para explicar a fusão que, segundo a autora, ocorreu historicamente entre o capitalismo, o racismo e o patriarcado. Embora haja indícios de que esse conceito tenha alcançado seu estágio mais refinado em Gênero, patriarcado, violência (Saffioti, 2004), é possível verificar que em escritos anteriores a autora já estava, de alguma maneira, se aproximando dessa formulação. Tendo isso em vista, este projeto de pesquisa tem o intuito de investigar a gênese e o processo de desenvolvimento do conceito de nó frouxo. Para tal, analisaremos, sobretudo, O poder do macho (Saffioti, 1987) e Gênero, patriarcado, violência (Saffioti, 2004). No primeiro texto, embora Saffioti não apresente propriamente o conceito de nó frouxo, há uma estrutura argumentativa que fornece indícios de que nele está a sua gênese. Já no segundo texto, um dos últimos de nossa autora, o conceito aparece explicitamente e é descrito de maneira detalhada, talvez em sua formulação mais refinada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)