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Migração como um desafio para permanência? uma análise dos impactos do SiSU na permanência estudantil em grandes universidades

Processo: 24/08196-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Geovânio Alves Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | Enem | MIgração estudantil | Permanência estudantil | Sisu | Políticas Públicas

Resumo

A partir de 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o ExameNacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ocupar um lugar cada vez mais central nadistribuição de vagas da educação superior pública brasileira (Senkevics, Mello, 2019;Andrada, 2022). A adoção de um sistema centralizado reduziu enormemente os custos decandidatura para universidades públicas em todo o país e provocou diversas mudanças. Estapesquisa coloca a seguinte pergunta: como a implementação do ENEM e SiSU impactou naspolíticas de permanência das universidades federais públicas para estudantes migrantes?Realizaremos 1) um mapeamento da transformação da migração estudantil; 2) uma análisedocumental dos editais e documentos dos programas de permanência estudantil; e 3)avaliação do impacto efetivo da política, descrevendo quantos auxílios foram concedidos aosestudantes nas 12 universidades federais com mais de 30 mil estudantes de graduação, queconstituem as grandes universidades de pesquisa do Brasil (Schwartzman, Silva Filho,Coelho, 2021). Tais universidades, também localizadas em grandes cidades, estão dentre asmais prestigiadas na educação superior brasileira e atraem estudantes de diversas regiões dopaís. O período de análise será entre os anos de 2006 e 2015, 5 anos antes e 5 anos depois dacriação do SiSU e da instituição do PNAES em 2010. Em 2014, o SiSU estava em seu auge,com maior número de inscritos e de vagas sendo disputadas via esse sistema (Li, 2016).Nossa hipótese é que a implementação do SiSU e o ENEM fez avançar políticas que levamem consideração a distância entre a cidade de origem e a universidade como critério paraconcessões de auxílios para permanência, visando reduzir a evasão nessas universidades.

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