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Modelagem multiescala de contatos lubrificados texturizados e uso de diferentes materiais/recobrimentos superficiais em mancais de deslizamento: aplicações em turbinas eólicas

Processo: 24/07974-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Francisco José Profito
Beneficiário:João Carlos Fernandes de Queiróz
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03110-0 - Análises e soluções tribológicas para mancais de deslizamento de alto desempenho: aplicações em turbinas eólicas, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Tribologia   Lubrificação   Aerogerador   Mancais   Modelos matemáticos   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lubrificação | Mancais de deslizamento | modelagem matematica | Simulação Computacional | Tribologia | Turbinas eólicas | Tribologia

Resumo

Com o objetivo de analisar o potencial de aplicação de superfícies texturizadas e diferentes materiais/recobrimentos superficiais para a melhoria do desempenho tribológico de mancais de deslizamento para turbinas eólicas, pretendemos desenvolver modelos multiescala para a simulação computacionalmente mais eficiente de contatos lubrificados texturizados. A eficiência computacional proporcionada por esses modelos se deve à desnecessidade de se considerar deterministicamente a geometria das microtexturas em toda a interface lubrificada. Os modelos desenvolvidos serão implementados em uma plataforma computacional para a simulação de mancais de deslizamento que será desenvolvida por outras frentes do grupo de pesquisa, o que permitirá a investigação de configurações promissoras de texturas para a melhoria da eficiência, durabilidade e integridade superficial dos mancais estudados. Posteriormente, serão realizadas simulações para avaliar a influência da sinergia entre efeitos térmicos, texturização de superfícies, uso de diferentes materiais/recobrimentos superficiais e reologia do lubrificante no desempenho tribológico desses mancais. Também é previsto pelo projeto um periódo de estágio de pesquisa no exterior por um ano para aperfeiçoar os modelos multiescala em desenvolvimento e conduzir simulações de mancais com recobrimentos superficiais texturizados para a determinação de padrões promissores de texturas. Os resultados desse trabalho serão divulgados em congressos e artigos científicos, e poderão contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias de mancais de deslizamento de alto desempenho, durabilidade e confiabilidade para aplicações em turbinas eólicas. (AU)

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