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Lutas e resistências da cultura Hip-Hop na Amazônia brasileira: encontros e encruzilhadas entre povos afrodiaspóricos e indígenas

Processo: 23/17026-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Priscila Martins de Medeiros
Beneficiário:Engel Rodrigues de Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos culturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazônia Legal Brasileira | Diáspora africana | Estudos Culturais | Hip-Hop | Pós-colonial | Povos originários | Estudos culturais e pós-coloniais

Resumo

Este projeto de doutorado articula uma intersecção entre os estudos culturais, pós-coloniais e o Hip-Hop studies no campo da sociologia contemporânea. Destarte, a pesquisa tem como objetivo analisar como as experiências afrodiaspóricas e dos povos originários se relacionam com os movimentos da cultura Hip-Hop que ocorrem em territórios na região da Amazônia brasileira. Para isso, serão investigados conteúdos de produções audiovisuais, disponíveis em plataformas digitais, como as do grupo de RaP Máfia Nortista, do rapper Victor Xamã, das artistas Kaê Guajajara e Brisa Flow. E, além disso, serão observados eventos de diversas localidades, tais quais a Batalha do BK, o Show RaP Amazônia, as Batalhas do circuito de Belém, a Batalha de São Luís, o Festival Kebrada e a Batalha de RaP Macapá. Há a hipótese de que, ao buscar liberdade, democracia e justiça essas experiências acabam por aproximar lutas, estratégias e táticas de diferentes grupos sociais e étnicos e, com isso, esses movimentos estariam propondo um "novo humanismo" que aponta para o resgate e cura de si mesmo e de grupos pertencentes. Sendo assim, surgem os questionamentos: como as pautas afrodiaspóricas e indígenas vêm sendo incorporadas nas produções artísticas e nos eventos de RaP que emergem na região da Amazônia brasileira? Quais saberes e conhecimentos de povos originários passaram a ecoar e refletir nesses movimentos culturais oriundos da Diáspora Africana, que emergem sobretudo nos centros urbanos? Qual o papel das pessoas que participam de forma engajada nas pautas políticas desses movimentos? A pesquisa buscará realizar análise de conteúdos digitais e observação participante, através de etnografia e etnocenologia, a partir da teoria pós-colonial, dos estudos culturais e do Hip-Hop.

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